Gado leiteiro - Mapeamento de genes de gado girolando
Entrevistas: Mapeamento de genes de gado girolando
 Tamanho das letras
Fonte: IEPEC

O IEPEC - Instituto de Estudos Pecuários tem o prazer de entrevistar o Dr. Werner Okano, médico veterinário, professor da Unopar e também um dos coordenadores da pesquisa que vai esquadrinhar o gene do gado leiteiro girolando de duas universidades nacionais para aumentar sua capacidade de adaptação a situações climáticas extremas em todas as latitudes geográficas brasileiras.

1) Como surgiu a parceria entre a Unopar (Universidade Norte do Paraná) e a UFPA (Universidade Federal do Pará) para o desenvolvimento deste projeto?

Através do grande conceito que o Prof. Dr. Otavio M Ohashi tem na parte de biotecnologia da reprodução com domínio da FIV (fertilização “in vitro”). A FIV é uma técnica que se pode produzir embriões a partir da coleta de oócitos de animais prenhes ou não prenhes, multiplicando de forma rápida o material genético.

Fonte: Divulgação
2) Será feito um mapeamento nos genes da raça Girolando? O que se busca alcançar com este mapeamento?

Em uma segunda etapa sim. O mapeamento visa detectar nos animais quais os genes para: produção, gordura, proteína e principalmente animais que sejam portadores dos genes da termotolerância. Por que a termotolerância? Se tivermos animais termotolerantes que suportam calor e umidade desfavoráveis, teremos animais produtivos tanto em leite (quantidade, já aliado aqui aos genes que darão gordura e ou proteína) e a reprodução (está intimamente ligada a termoregulação).

3) Quais os requisitos utilizados para o processo de seleção dos 100 primeiros exemplares?

Animais produtivos e com grau de sangue 5/8 Girolando.

4) Onde será conduzido o trabalho?

O trabalho será conduzido na Fazenda Experimental da UNOPAR em Tamarana.

5) Quais as técnicas e procedimentos que serão utilizados na realização do mapeamento?

Esta técnica será feita na segunda fase do experimento, com a contratação de um biólogo que fará todo trabalho de mapeamento genético.

6) Em quantos anos será possível se obter o primeiro lote de animais melhorados geneticamente?

A previsão da pesquisa é de que em torno de 20 anos estaremos ofertando animais melhorados geneticamente e adaptados a qualquer região do Brasil.

Fonte: Divulgação
7) Qual o custo do projeto e quais recursos financeiros serão utilizados?

A principio os custos serão bancados pela UNOPAR e pela Mantenedora da UNOPAR (Chancelaria) a Agropecuária Laffranchi. Mas estima-se em uma primeira etapa R$100.000,00. Com o andar do projeto e compra de novos materiais genéticos e aparelhagens, gastos com as FIVs e a pesquisa dos genes estimamos que mais R$500.000,00 serão necessários.

8) Qual a média de produção por período de lactação do Girolando?

A média de produção do Girolando varia conforme o manejo e o tipo de alimentação. Gado a pasto (somente pastagem de qualidade) a média de um animal excelente pode chegar a 12 litros de leite. Gado confinado pode chegar em 45-50 litros de leite, e alguns a 60 litros. A persistência de lactação é de 8 meses.

9) Em relação à produção nacional de leite, qual porcentagem de leite provém de vacas girolando?

Aproximadamente 60% dos 28 bilhões de litros produzidos em 2008 provieram do Girolando. Não estamos falando do Girolando puro que é de (5/* grau de sangue). Hoje no Brasil qualquer mistura de Holandês com Gir diz-se Girolando.

10) Tem alguma questão relevante que não abordamos nas perguntas e que gostaria de comentar?


A pesquisa quer também definir o que é o Girolando. Concordamos com a Associação de criadores de Girolando que o grau de sangue deve ser 5/8, ratificada pelo ministério da Agricultura, pecuária e Abastecimento. Definiremos o grau de sangue, faremos o padrão racial. Acrescentando a pergunta acima, 60% do leite produzido no Brasil provem do Girolando, mas não do girolando com grau de sangue estabelecido 5/8 e sim de qualquer mistura que se fez de Holandês com Gir.
Qualifique
Escolha o número de estrelas para qualificar a entrevista:
 

Você ainda não votou, média atual 0, número de votos 0.
Compartilhe
Comentários
Nenhum comentário cadastrado.
-
Ir para página de 0

Envie seu comentário,


Monitorar os comentários

Selecionando a caixa abaixo você poderá monitorar os comentários, ou seja, receberá no seu e-mail uma notificação toda vez que alguém inserir um novo comentário. (Esta funcionalidade é somente para usuários cadastrados no sistema, clique aqui para entrar)

Receber notificação de novos comentários:



Privacidade : Mapa do site : Programa de Afiliados : Serviços
Cursos | Palestras | Softwares | Notícias | Artigos | Entrevistas | Audiocasts | Chat | Fórum | Usuários | Currículos
Copyright © 2008-2014 IEPEC - O portal do agroconhecimento